Procuradoria da Mulher encerra 2024 com ações e celebrações

por Viviane Miranda publicado 04/12/2024 22h50, última modificação 04/12/2024 22h50

Nesta quarta-feira, dia 4, foi realizada, no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, na Câmara de Vereadores, a solenidade de encerramento das atividades de 2024 da Procuradoria da Mulher de São Bento do Sul.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como a procuradora da Procuradoria da Mulher, vereadora Karen Lili Fechner; a presidente da Câmara, vereadora Zuleica Voltolini; a proponente da Procuradoria da Mulher, vereadora Carla Hofmann; a ex-procuradora, vereadora Terezinha Dybas; os vereadores Darlan Guliani e Jairson Sabino; a primeira-dama, Mônica Tomazini; o juiz de Direito da 2ª Vara Cível, Dr. Felipe da Nóbrega; o delegado da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), Dr. Valdir Xavier; representantes de clubes de serviço e comunidade.

A cerimônia iniciou com a apresentação das ações realizadas em 2024. Ao longo do ano, a Procuradoria desenvolveu diversas iniciativas para ampliar a conscientização sobre os direitos das mulheres e combater a violência. Entre as principais ações, destacam-se:

  • Palestras educativas: Foram realizadas em 25 escolas municipais, estaduais e particulares, atingindo diretamente cerca de 1.100 estudantes do 9º ano, com distribuição de mais de 2 mil materiais informativos.
  • Capacitação de agentes de saúde: Em março, ocorreu a 1ª Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde, com foco no reconhecimento de sinais de violência doméstica.
  • Dia da Família na Escola: A Procuradoria participou de eventos em três escolas do município em abril, promovendo diálogo com as famílias.
  • Fortalecimento da presença feminina na política: Em maio, a palestra “Os Passos da Mulher na Política”, com a Deputada Estadual Paulinha, incentivou a participação feminina nos espaços de poder.
  • Instalação de placas informativas: Em julho, 34 pontos estratégicos da cidade receberam sinalizações sobre os serviços da Procuradoria da Mulher.

Além disso, a Procuradoria esteve presente em universidades e campanhas educativas em parceria com as secretarias municipais, reforçando seu compromisso com a promoção de direitos e igualdade. “Foi uma honra ter feito parte desta legislatura, que tanto conquistou em prol das mulheres e principalmente neste momento histórico em que temos quatro vereadoras mulheres. Instalamos a Procuradoria da Mulher com o propósito de garantir direitos e proteger vozes, e os primeiros passos foram dados. Que os próximos que vierem mantenham essa missão viva com o mesmo compromisso e dedicação que nós tivemos”, disse a procuradora da Procuradoria da Mulher, vereadora Karen Lili Fechner.

A vereadora Carla Hofmann, proponente da Procuradoria, destacou a relevância da instituição: “A Procuradoria teve uma importância fenomenal nestes anos de levar às escolas a oportunidade de discutir sobre a violência contra a mulher. Esse movimento, que foi colocado há três anos atrás, foi proposto por mim mas amparado por todos os vereadores. A gente não quer mais, a gente não quer ser diferenciada, a gente não quer um lugar especial, a gente quer voz e presença. É um orgulho muito grande que nós tenhamos feito a nossa passagem por essa Câmara de Vereadores e dizer que a Procuradoria da Mulher deixou um compromisso para todos que vierem depois de nós para continuar esse legado”, comentou.

O juiz de Direito da 2ª Vara Cível, Dr. Felipe da Nóbrega, elogiou o trabalho desenvolvido: “No ano passado estive aqui e me surpreendi positivamente com a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Procuradoria da Mulher. O Judiciário está sempre junto com essas parcerias. Parabenizo as vereadoras, e essa semente que vocês plantaram com certeza vai fazer florescer muitas outras Nícias, Cláudias, Carlas, Karens, Terezinhas e Zuleicas. Parabéns!”

A primeira-dama, Mônica Tomazini, ressaltou o impacto das ações: “A Procuradoria fortaleceu laços com instituições parceiras, desenvolveu ações que não apenas acolheram, mas também ofereceram caminhos de superação para mulheres em situações de vulnerabilidade. A Procuradoria transforma vidas. Nosso reconhecimento a todos”.

Em seu discurso, a presidente da Câmara, vereadora Zuleica Voltolini, expressou seu orgulho pela atuação da legislatura: “Tenho orgulho de ter participado dessa legislatura e nós quatro mulheres estarmos à frente de tantas situações, mas o mais importante é que fomos apoiadas pelos nossos colegas vereadores. Minha profunda gratidão a todos que contribuíram para o fortalecimento da Procuradoria da Mulher de São Bento do Sul. Hoje podemos afirmar com convicção que a Procuradoria não é apenas uma iniciativa, mas uma realidade consolidada no nosso município. Esse é o encerramento de um ciclo, mas também o início de uma longa jornada”.

Durante a solenidade, foram homenageadas mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação. As senhoras Nicia Terezinha Zschoerper (empresária), Cláudia Zelinski Figura (Cabo da Polícia Militar) e Kethlyn Dombeck (motorista da Coletivos Rainha) receberam certificados em reconhecimento ao impacto positivo de suas trajetórias.

A Procuradoria

Criada pelo Projeto de Resolução 01 de 20 de julho de 2021 e instalada em 02 de dezembro em sessão solene na Câmara, pela então presidente da Casa Legislativa, vereadora Carla Odete Hofmann, a Procuradoria tem a missão de representar e defender todas as mulheres. Recebe e encaminha denúncias de violência e discriminação, fiscaliza e acompanha a execução de programas dos governos federal, estadual e municipal que visam à igualdade de gênero, bem como coopera com organismos municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Além disso, promove pesquisas e estudos sobre a questão da violência e discriminação contra a mulher.