Empresário são-bentense Heinz Engel recebe Ordem do Mérito Industrial

por Viviane Miranda publicado 21/06/2024 14h28, última modificação 17/10/2024 15h30

Nesta sexta-feira (21), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina. O evento, que ocorreu na sede da entidade em Florianópolis, homenageou cinco empresários catarinenses: Assis Strasser, da GTS do Brasil (Lages); Francisco Graciola, da FG Empreendimentos (Balneário Camboriú); Heinz Engel, do Conselho de Acionistas da Condor (São Bento do Sul); Henrique Deiss, da Têxtil Oeste (Mondaí); e Vera Olivo, da La Moda (Criciúma).

A presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Zuleica Voltolini, esteve presente na solenidade e parabenizou todos os homenageados, com destaque especial ao senhor Heinz Engel. "É uma grande honra ver um são-bentense sendo reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento industrial. A empresa Condor é motivo de orgulho para a nossa cidade, sendo reconhecida internacionalmente pela sua excelência", disse.

A presidente comentou ainda que a Câmara de Vereadores prestará uma homenagem às Indústrias Condor com a entrega da Moção de Aplausos no dia 1º de julho, em comemoração aos 95 anos de atuação da empresa.

Sobre a Ordem do Mérito Industrial de SC

Instituída pela FIESC no ano 2000, a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina tem como objetivo reconhecer personalidades e instituições que promovem o desenvolvimento da indústria no estado. Anualmente, são concedidas no máximo cinco distinções, indicadas pelas vice-presidências regionais da FIESC e pelos sindicatos industriais, sendo selecionadas pelo Conselho da Ordem do Mérito, presidido pelo chanceler Edvaldo Ângelo, industrial e diretor 1º secretário da entidade.

Heinz Engel:

Heinz Engel, presidente do Conselho de Acionistas da Condor, nasceu em 1932, em São Bento do Sul, e começou a trabalhar na empresa fundada por seu avô aos 19 anos. Durante 30 anos, Engel integrou a diretoria e liderou a companhia, trazendo consigo conhecimentos adquiridos na Alemanha. Sob sua gestão, a Condor modernizou suas operações, implementou práticas de governança corporativa e criou um Conselho de Acionistas em 2011.

Hoje, a Condor comercializa mais de 190 milhões de produtos anualmente, com um portfólio de mais de 1,5 mil itens, exportando para mais de 30 países. Em 2023, a empresa faturou R$ 790 milhões e gera 1,7 mil empregos diretos e indiretos.

Mais homenagens

Na mesma cerimônia, foi entregue o Mérito Sindical a 20 sindicatos que cooperam para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense e permanecem filiados à FIESC por um longo período. Em 2024, recebem a honraria 20 sindicatos.

Também, Leonardo Fausto Zipf, presidente da Duas Rodas Industrial, de Jaraguá do Sul, recebeu a Ordem do Mérito Industrial da CNI, a comenda máxima da indústria nacional.