Diversos projetos na pauta da Câmara

por Viviane Miranda publicado 15/04/2024 22h47, última modificação 17/10/2024 15h30

Nesta segunda-feira (15) foi realizada mais uma sessão na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Em pauta estavam um requerimento de informações para discussão e votação única, quatro projetos de lei para segunda discussão e votação, além de outros três projetos em primeira discussão.

O primeiro tema debatido na sessão foi o requerimento de informações da vereadora Carla Hofmann, sobre o projeto de lei da Prefeitura referente à reforma administrativa do Executivo. No entanto, o pedido foi rejeitado por seis votos.

Em seguida, foi a vez da votação dos projetos em segunda discussão. Três deles eram de origem da Prefeitura e um do Legislativo. O primeiro deles, do Executivo, solicitava a criação de cargos de engenheiro para atuar na Secretaria de Planejamento. O segundo, referente a ajustes em matrículas de dois imóveis.

A doação de uma van da Fundação Municipal de Desportos (FMD) para a Secretaria de Educação foi o terceiro projeto da Prefeitura votado na sessão. Todos foram aprovados por unanimidade.

Já o projeto votado de origem legislativa, assinado pela vereadora Zuleica Voltolini, declarava de Utilidade Pública a Associação de Pais e Professores da Escola Municipal “Presidente Castelo Branco”. Este projeto também foi aprovado por unanimidade.

Dos três projetos em primeira discussão, todos eles de origem da Prefeitura, um deles foi retirado de pauta. Trata-se do projeto que institui o Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Material Reciclável no âmbito de São Bento do Sul. Este projeto retorna para discussão na próxima sessão.

Quanto aos outros dois projetos, um deles trata de ajustes no orçamento da Prefeitura, e o segundo solicita autorização para que a Prefeitura possa receber, por doação, lixeiras para serem instaladas em vários pontos do município. A parceria é com o Rotary Club de São Bento do Sul. Todos retornarão para segunda discussão e votação nas próximas sessões.

Ao final da pauta, oito vereadores utilizaram a palavra livre. Foram eles: Hélio Alves, Terezinha Dybas, Karen Lili Fechner, Adriano Reinhardt, Zuleica Voltolini, Darlan Guliani, Jairson Sabino e Carla Hofmann.