Câmara de Vereadores de São Bento do Sul encerra 19ª Legislatura com balanço positivo

por Viviane Miranda publicado 20/12/2024 11h59, última modificação 20/12/2024 11h59

O ano de 2024 marca o fim da 19ª Legislatura da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, período que ficou marcado por avanços no campo legislativo e administrativo. Sob a presidência de Zuleica Voltolini no segundo biênio (2023-2024), o Legislativo Municipal promoveu diversas melhorias e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do município.

Durante os quatro anos da legislatura, os vereadores analisaram 700 projetos de lei oriundos do Executivo e discutiram e votaram 154 projetos propostos pelos próprios parlamentares, além de outras moções, requerimentos, emendas e resoluções que tramitaram na Casa. “Com certeza pudemos contribuir para o desenvolvimento de uma São Bento do Sul melhor, através de nosso trabalho na Câmara”, afirmou a presidente.

No âmbito administrativo, a Câmara implementou mudanças significativas, com destaque para o projeto “Câmara sem papel”. A iniciativa modernizou os trâmites internos e reforçou a transparência com a implantação da votação eletrônica durante as sessões. Essa transformação digital foi acompanhada pela contratação de novos servidores concursados, para novas vagas que foram criadas em 2023, fortalecendo a estrutura administrativa da Casa.

Um dos grandes destaques do ano foi a inauguração da Galeria Lilás, uma homenagem a 17 mulheres que fizeram história na política de São Bento do Sul. Este espaço é um símbolo de representatividade feminina, reconhecendo as conquistas do passado e inspirando novas gerações a se engajarem na vida pública e política.

Além disso, a Câmara Mirim continuou a desempenhar um papel importante, incentivando a conscientização política entre os jovens através de atividades legislativas realizadas por estudantes.

A Procuradoria da Mulher atuou fortemente durante o ano, levando atividades para as escolas e outros pontos da cidade.

No campo estrutural, a sede do Poder Legislativo passou por troca do telhado e iniciou, em dezembro, uma reforma abrangente da área externa, incluindo estacionamentos, calçadas, escadas e jardins.

O Legislativo se destaca pelo uso racional e contido dos recursos públicos, uma vez que, com as economias do orçamento geradas, foi possível, por mais um ano, auxiliar o Hospital e Maternidade Sagrada Família com repasse financeiro, assim como devolver as sobras financeiras para a Prefeitura, em valores que, somados, superam a marca de R$ 1.650.000,00 (um milhão, seiscentos e cinquenta mil reais).

“Sem uma equipe empenhada e dedicada, não teríamos conseguido chegar onde chegamos. O trabalho interno na Casa de Leis foi muito positivo, assim como foi muito produtivo o trabalho que todos os vereadores e vereadoras desempenharam”, concluiu.